Zencoach

Manteiga Ghee

Manteiga Ghee

Manteiga Ghee – O Ouro Líquido

Como fazer:

1- Aqueça a manteiga sem sal, de boa qualidade, em banho maria por aproximadamente 2 horas.
    Vá retirando a “espuma” que se forma no topo com uma escumadeira ou colher.

2- Despeje o óleo limpo em outro recipiente descartando o que se forma no fundo.

Pronto!!!

Qualidades da Ghee
A manteiga Ghee feita de leite de vaca melhora a memória, a digestão, alivia a febre. Uma ou duas colheres de chá por dia não só nutrem por si só, como também melhoram a capacidade do organismo de absorver nutrientes. Ajuda a eliminar toxinas, uma vez que melhora a lubrificação do trato intestinal. Reduz os gases, é diurética e balancia as enzimas digestivas. Nutre os tecidos, normaliza o sangue e a linfa.

A Ghee é considerada pela Ayurveda um ingrediente que compatibiliza todos os outros itens Avirudda (não compatíveis). Elimina e neutraliza toxinas, “uma ambrosia para curar todos os tipos de veneno”. Também considerada Yogavahi, (incorpora a propriedade das substâncias) difunde os temperos pelos alimentos. Devido as suas soberbas qualidades de penetração, carrega substâncias a tecidos do corpo de difícil acesso pela circulação. Sua capacidade de absorção, ou coeficiente de digestibilidade é calculada em 96%.

Há um estudo complexo sobre a questão de gorduras saturadas e insaturadas, oxidantes e antioxidantes, etc. Resumindo para nós os leigos, na temperatura que um óleo começa a produzir fumaça, inicia-se a queima, a oxidação e a formação de radicais livres. A Ghee só atinge este ponto aos 190°C, ou seja, é a campeã de todos os óleos para fritura.

A Ghee ajuda a baixar o colesterol ruim, contém antioxidantes, (vitaminas A e E) que previnem os danos causados pelos radicais livres. Sua cor amarela é devido aos betacarotenos. Contém ácido linoleico, um óleo Omega-6 e ácido alfa linoleico, uma forma de Omega-3, estas substâncias podem ser encontradas em outro produto único, o leite materno.

Referências:

Ballentine, R (1978): Diet and Nutrition- a holistic approach.
The Himalayan International Institute Gupta, Dr LP (1999): Biogenic Secrets of Food in Ayurveda.
Chaukhamba Sanskrit Pratishthan, Delhi Kulkarni PH (1998): Ayurvedic Aahar.
Pune, India Ayurvedic Education series Pitchford, P (1993): Healing with Wholefoods.
North Atlantic Books, 3rd edition Tiwari, M (1995): Ayurveda- a Life of Balance, Healing Arts Press