Ovo a Fundo

Indo direto ao ponto, a equipe do Paladar fez uma prova de vários tipos de ovos disponíveis no mercado, o vencedor foi o ovo produzido pela Vila Yamagushi.

Veja os links no final.

Ciência do Ovo

Em tempos onde tudo é falso ou transgênico ou sintético a única coisa que se salva é o ovo.
Ledo engano.
Mostramos a seguir alguns dados importantes na escolha de um bom ovo.

Ovo Caipira

Galinhas poedeiras para produção de ovos caipira devem ser criadas de forma diferenciada. Devem ficar soltas para ciscar, comer capim, verduras e insetos. Recebem ração para complementação alimentar. Esta ração deve ter, entre outros, soja (não transgênica). A ração das galinhas caipiras não deve ter hormônios de crescimento nem antibióticos. Elas devem receber algumas vacinas e ser tratadas com homeopatia quando ficam doentes, o que raramente acontece quando vivem num ambiente sem stress. A presença do galo melhora a qualidade do ovo caipira. Com o galo as galinhas ficam mais felizes.

Bicho Feliz Produz Mais e Adoece Menos

Ovo Orgânico

Ovos orgânicos são produzidos praticamente da mesma forma, só que as galinhas recebem somente alimentação orgânica. Para receber a denominação de orgânica, a criação tem que passar por um processo de certificação para toda a cadeia produtiva, incluindo todas as etapas que acontecem depois que o ovo é posto – manuseio, embalagem, armazenamento e transporte.

Ovo comum

São produzidos em granjas onde as galinhas são mantidas em gaiolas e se movimentam muito pouco. Suas pernas frágeis não conseguem carregá-las quando são soltas. Recebem ração industrializada que contêm antibióticos usados de modo preventivo para que as galinhas não fiquem doentes, uma vez que qualquer ambiente em que muitos seres vivos são confinados em pouco espaço favorece a disseminação de viroses. As galinhas são debicadas, um procedimento doloroso feito para que as galinhas não machuquem umas às outras; a agressividade é comum no ambiente estressante em que os animais são mantidos.

Outro fenômeno que agora aparece na produção de ovos é o uso de corantes (cantaxantina) na ração dos animais visando conseguir um ovo com gema mais colorida.

Os poucos estudos na área deixam dúvidas quanto a forma de uso destes carotenoides que podem ser naturais ou sintéticos. Dependendo do tipo e quantidades usadas podem melhorar ou piorar a qualidade do produto final.

Fontes:

http://www.itu.com.br/colunistas/artigo.asp?cod_conteudo=38381

http://blogs.estadao.com.br/paladar/no-frigir-dos-ovos/

http://www.yamaguishi.com.br/